top of page
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
Programa (1600 x 400 px).png

ACESSO AO EDITAL

Histórico dos Seminários Lusófonos de Educação de Jovens e Adultos (EJA)


I Seminário Digital Lusófono de Educação de Jovens e Adultos (2021)

O I Seminário Digital Lusófono de Educação de Jovens e Adultos foi realizado nos dias 3, 4 e 5 de novembro de 2021 como uma iniciativa de alcance internacional articulada pelo Programa EJA como Direito Humano. O evento teve como tema central “Diversidades, Desigualdades e Justiça Social” e foi organizado pelo Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com pesquisadores de universidades brasileiras e de países lusófonos, como Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Macau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A proposta do seminário era reunir docentes, pesquisadoras, pesquisadores, educandos, movimentos sociais e integrantes de comunidades educativas dos países de língua portuguesa para compartilhar experiências, pesquisas e práticas relacionadas à EJA. O evento abordou temas-chave da modalidade, promovendo discussões sobre os impactos sociais, econômicos e educacionais da EJA nos contextos lusófonos, com ênfase em ampliar e fortalecer o debate sobre EJA enquanto direito humano. O seminário teve caráter digital, facilitando a participação internacional e interdisciplinar.

O seminário também contou com a participação de grupos de pesquisa, fóruns de EJA brasileiros e redes de pesquisadores em países lusófonos, estabelecendo um comitê científico internacional para avaliação de trabalhos e organização das rodas de conversa e eixos temáticos.

II Seminário Digital Lusófono de Educação de Jovens e Adultos (2024/2025)

Posteriormente, o II Seminário Digital Lusófono de Educação de Jovens e Adultos foi realizado como continuidade das ações do Programa, em conjunto com o I Seminário Digital Brasileiro de EJA em evento híbrido de grande alcance internacional. O seminário ocorreu em novembro de 2024 (e teve seus anais publicados em 2025), com ampla participação de pesquisadores, docentes, movimentos sociais e profissionais da EJA de diversos países lusófonos.

O evento abordou um conjunto de rodas de conversa temáticas estruturadas de forma colaborativa, refletindo sobre práticas educativas, políticas públicas, formação de educadores, inclusão, desigualdades e justiça social a partir de perspectivas e contextos lusófonos. Esses debates foram organizados em subtemas como alfabetização e letramento, avaliação educacional, ciência e pesquisa na EJA, educação popular, políticas públicas e formação docente, entre outros, com a participação de um comitê científico internacional composto por pesquisadores de instituições de vários países lusófonos.

Os anais do I Seminário Digital Brasileiro de EJA e II Seminário Digital Lusófono de EJA foram posteriormente publicados em formato de livro digital, reunindo resumos expandidos e textos que refletem as discussões realizadas no evento, reforçando a dimensão colaborativa e transnacional dessas atividades.

Significado e Impacto

 

Os seminários lusófonos promovidos pelo Programa EJA como Direito Humano constituem eventos estratégicos para a construção de conhecimento crítico-sistêmico sobre a Educação de Jovens e Adultos em países de língua portuguesa. Eles possibilitam:

a conexão entre pesquisadores, movimentos sociais e formuladores de políticas em contextos diversos;

a circulação de experiências e práticas educativas em diferentes realidades socioculturais lusófonas;

o fortalecimento de redes internacionais de pesquisa e extensão em EJA;

a produção e disseminação de conhecimento que articula direitos humanos, diversidade, inclusão e justiça social no campo educacional.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

logos.png
Contate-nos

Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, CEP: 31270-901

Conecte-se conosco
ASSINE JÁ

Obrigado pelo envio!

2023 | Programa EJA como Direito Humano

bottom of page