https://ufmg.br/comunicacao/eventos/direito-a-educacao-de-jovens-e-adultos-pauta-seminarios-on-line-organizados-pela-fae-inscricoes-abertas-para-submissao-de-trabalhos Estão abertas, até 20 de outubro, as inscrições e submissões de trabalho para o 1º Seminário digital brasileiro de EJA e o 2º Seminário digital lusófono de EJA, que serão promovidos de 8 a 10 de novembro. As atividades serão realizadas on-line, por meio de plataforma a ser definida e informada pela organização aos inscritos. As inscrições devem ser feitas mediante preenchimento de formulário.
O evento é destinado à comunidade que trabalha, pesquisa e estuda a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Serão 19 rodas de conversa que vão abordar as subtemáticas relacionadas ao ensino de jovens e adultos, como alfabetização, permanência e continuidade de estudos. Em discussão, estarão a produção acadêmica e popular sobre as diversidades, as desigualdades e a justiça social presentes nas pautas da EJA em diálogo com a educação de nível básico e superior. Também serão apresentadas propostas que divulguem o conhecimento gerado nas pesquisas vinculadas à extensão junto aos poderes de municípios, estados e do país como políticas públicas para a área.
Financiamento e justiça socialA conferência de abertura Financiamento da educação de jovens e adultos para assegurar: diversidades, desigualdades e justiça social será realizada pelo professor da USP José Marcelino de Rezende Pinto, segundo vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca) e membro da Campanha nacional pelo direito à educação. A professora Zara Figueiredo, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, estará à frente da conferência Educação de jovens e adultos: diversidades, desigualdades e justiça social.
Os seminários são coordenados pela professora Analise da Silva, da Faculdade de Educação da UFMG. Ela lidera o programa EJA como direito humano: diversidades, desigualdades e justiça social.
Outras informações podem ser consultadas por meio do edital do programa e do programaejadh@gmail.com.
Comments